RESUMO DA 7º SESSÃO 15-02-2021

por Câmara Municipal de Antonio Olinto publicado 01/03/2021 16h11, última modificação 01/03/2021 16h11

RESUMO DA 7º SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE ANTONIO OLINTO – 15º LEGISLATURA 2021-2024  – DATA: 15/02/2021

Presidente: Gilciano Moreira

Secretário: Ricardo Wisnieski Alves

  

Registrado o total comparecimento dos Vereadores conforme assinatura no livro de presenças.

Realizada a leitura da Ata da Sessão Ordinária nº 1.917, a qual foi APROVADA sem retificação.

EXPEDIENTE DO DIA

 

* Ofício  Circular nº 091/2021, de autoria do Ministério Público do estado do Paraná através da GEPATRIA, encaminhando cópia da Recomendação Administrativa Ref. Procedimento Administrativo nº MPPR – 0152.21.000044-3 Objeto: Compra de medicamentos por Municípios e Consórcios Intermunicipais ;

* Decreto nº 50/2021 de autoria do Poder Executivo, referente a feriados e pontos facultativos;

* Comunicado da Secretaria Municipal de Educação referente  matriculas  no EJA - Ensino de Jovens e Adultos;

ORDEM DO DIA

 

INDICAÇÃO 30/2021  de autoria do  Vereador WILSON NAPOLEÃO GUENZE  , Para que o Poder Executivo, através do setor de Obras. Realize serviços de melhorias, na estrada principal da Comunidade da Estrela. A referida Indicação é de extrema necessidade, pois segundo o Sr. José Adir Padilha, é necessário um trabalho de reestruturação desta estrada em toda sua extensão.

Ressaltou afirmando que através desta, vem atender uma reivindicação do Senhor acima citado, informando que devido às fortes chuvas, abriu-se uma grande vala próximo a estrada que dá acesso à residência do Sr. Téio Bay, causando transtornos, e dificultando o tráfego de veículos.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

INDICAÇÃO 31/2021 de autoria do  Vereador WILSON NAPOLEÃO GUENZE, solicitando ao Poder Executivo para  viabilizar a instalação de uma academia ao ar livre, e um parquinho infantil, na Comunidade do Butiá. A referida Indicação se faz necessária, pois na comunidade existe um parquinho, no pátio do colégio, porém é direcionado exclusivamente aos alunos, enquanto as crianças fora da faixa etária escolar, são impedidas da prática de atividades lúdicas. Salientou destacando ainda sobre a importância de uma academia ao ar livre como forma de incentivar a prática de Atividades Físicas, algo fundamental para melhorar a qualidade de vida da População.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

INDICAÇÃO 32/2021  de autoria do  Vereador  RICARDO WISNIESKI ALVES, solicitando para que o Poder Executivo Municipal, através do Setor de Obras, realize Melhorias (uma Lombada, empedramento, calçamento, duas caixas de bueiros e Iluminação), na Rua Adir Figueira Machiavelli, na Sede do Município. Enfatizou, que a  referida Indicação é de extrema importância na tentativa de conter o excesso de velocidade dos veículos, proporcionar mais segurança aos Pedestres, melhorando o acesso ao Posto de Saúde, e à Cooperativa, bem como aos moradores Locais. Ressaltou relatando que vem através desta atender reivindicações de moradores solicitando tais melhorias.  ___________________________________________________________

INDICAÇÃO 33/2021  de autoria do  Vereador ELISEU SCHMIDT DE OLIVEIRA, para que o Poder Executivo, através do setor competente viabilize que seja disponibilizado um veículo, exclusivamente para as Comunidades de Água Amarela de Baixo (Posto Train). Justificou que a presente indicação tem como objetivo recorrer ao setor competente do Poder Executivo Municipal para que o mesmo destine um veículo para fazer o transporte de pacientes que necessitem vir até o Posto Central do Município.

Destacou que, disponibilizando um veículo no Posto da referida Comunidade, evitará transtornos no deslocamento, perdendo assim, muito tempo no atendimento, o que poderá acarretar em prejuízos ao paciente.

____________________________________________________________________

INDICAÇÃO 34/2021   de autoria do Vereador ELISEU SCHMIDT DE OLIVEIRA, para que o Poder Executivo, viabilize a instalação de uma academia ao ar livre, na Comunidade de Água Amarela do Meio.  Justificou que a referida Indicação se faz necessária, pois uma academia ao ar livre é uma  forma de incentivar a prática de atividades físicas, algo fundamental para melhorar a qualidade de vida da população. Ressaltou ainda que estará  buscando recursos financeiros através de Emenda Parlamentar, afim de contribuir com o Poder executivo para a concretização da Obra.

 

INDICAÇÃO 35/2021   de autoria do Vereador  , para que o Poder Executivo, através do Setor de Obras, realize Melhorias (abertura de valas empedramento, bueiro), na estrada que dá acesso às residências das Sras. Ageissara Siqueira, Matilde Cardoso, e Sr. João Carlos Barbosa. No Distrito de Lagoa da Cruz

__________________________________________________________

INDICAÇÃO 36/2021   de autoria do Vereador JOSE JOAREZ IUSVIAKI, para que o Poder Executivo, Para que o Poder Executivo Municipal, através do Setor Competente estude a instalação de uma casa de repouso no local onde estava instalada a antiga “Casa Lar”, local que hoje está sem destinação, adequando-o para ser usado como abrigo para os pacientes residentes no Interior do Município, que vêm de Madrugada para consultar em outras Cidades. A Presente Indicação tem como principal objetivo, beneficiar pessoas que precisam se deslocar das Comunidades do Interior para consultas em Hospitais fora do Município.

Ressalta-se que a referida estrutura encontra-se em desuso, e poderia ser utilizada para esse Público, que, nesses casos, poderiam se hospedar na tarde anterior do dia de sua consulta, evitando o deslocamento de lugares muitas vezes de difícil acesso, certamente amenizando o desgaste e o cansaço dos pacientes.

INDICAÇÃO 37/2021   de autoria do Vereador RICARDO WISNIESKI ALVES, para que o Poder Executivo,  através do Setor de Obras, realize Melhorias na rua desde a Pr. 281 Km 01. Bem como a viabilização de melhorias na Rede de Iluminação Pública. Na Vila conhecida como “Vila do Arcedino”, Bem como todas as ruas da referida Vila. No Distrito de Lagoa da Cruz. A referida Indicação se faz necessária, com o intuito de proporcionar comodidade aos moradores que vêm reivindicar tais melhoria.

INDICAÇÃO 38/2021   de autoria do Vereador RICARDO WISNIESKI ALVES, para que o Poder Executivo,  através do Setor de Obras providencie a ampliação da rede de Iluminação Pública, desde o Trevo de acesso à Cidade de Antonio Olinto, até o Portal na Pr. 281. No Distrito de Lagoa da Cruz. A referida Indicação se faz necessária para completar o trecho que já está em funcionamento melhorando a estética da Via, bem como proporcionando maior segurança aos moradores do Local.

___________________________________________________________________

INDICAÇÃO VERBAL realizada em Plenário, de autoria do Vereador Vereador MARINALDO SCHIMIDT LEMES. O qual solicitou ao Poder Executivo Municipal, para que através do setor de obras, realize serviços de Patrolamento, na estrada secundária desde a antena de telefonia, próxima da Estrada velha, até a casa dos Sachinski, em Água Amarela de Baixo.  Justificou afirmando que o referido trecho está em péssimas condições, necessitando urgente de melhorias, pois é muito utilizado pela População.

--------------------------------------------------------------------------------------

 

INDICAÇÃO VERBAL realizada em Plenário, de autoria do Vereador  MARINALDO SCHIMIDT LEMES. O qual solicitou ao Poder Executivo Municipal, para que através do Setor de Obras, viabilize a construção de duas Lombadas, na estrada secundária em frente à casa do Sr. Vilmar Garcia, no Distrito de Água Amarela de Baixo (Posto Train). Justificou afirmando que veículos vêm transitando em alta velocidade, pondo em risco a vida de pedestres e demais usuários.

________________________________________________________________

 

INDICAÇÃO VERBAL, realizada em plenário de autoria do Vereador MARCO ANTONIO VEIGA. O qual solicitou ao Poder executivo, para que através do Setor de Obras Viabilize a construção de calçadas no Posto de Saúde, na Comunidade do Butiá. Justificou informando que vêm através desta, atender uma reivindicação da Sra. Ana Maurer, a qual relatou que o acesso às dependências do referido Posto, se torna difícil, devido ao chão escorregadio, situação que seria resolvida com a construção de calçadas.

____________________________________________________________

INDICAÇÃO VERBAL realizada em Plenário, de autoria do Vereador MARCO ANTONIO VEIGA. O qual solicitou ao Poder executivo, para que através do Setor competente mantenha o Caminhão Pipa cheio de água para qualquer possível Sinistro.

Justificou afirmando que este equipamento deve ser mantido cheio de água, para que seja utilizado em um eventual incêndio, como primeiro socorro até que seja acionado o Corpo de Bombeiros.

 

 

INDICAÇÃO VERBAL, de autoria do Vereador MARCO ANTONIO VEIGA. O qual solicitou ao Poder executivo, para que através do Setor de Obras Viabilize a Reestruturação da “Ponte do Lodair”, na divisa entre os Municípios de Antonio Olinto.

Ressaltou informando que essa Ponte é via de acesso da Comunidade de Água Vermelha ao Mato Preto, Paiol, e que a População destas comunidades vêm reivindicando esse serviço.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

INDICAÇÃO VERBAL, de autoria do Vereador RICARDO WISNIESKI ALVES, o qual solicitou ao Poder Executivo, para que seja viabilizada uma Academia ao ar livre próxima à Escola, na comunidade do Imbuial.  Justificou informando que vê a instalação de uma Academia na referida Comunidade, como forma de incentivo à prática de Atividades Físicas, e algo de extrema importância para melhorar a qualidade de vida da População.

Próxima Sessão Ordinária marcada para dia 22 de fevereiro de 2021 as 19 horas.