RESUMO DA 3º SESSÃO 18-01-2021

por Câmara Municipal de Antonio Olinto publicado 27/01/2021 16h19, última modificação 27/01/2021 16h19

RESUMO DA 03º SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE ANTONIO OLINTO – 15º LEGISLATURA 2021-2024  – DATA: 18/01/2021

Presidente: Gilciano Moreira

Secretário: Ricardo Wisnieski Alves

Registrado o comparecimento dos demais Vereadores conforme assinatura no livro de presenças.

Realizada a leitura da Ata da Sessão Ordinária nº 1.913, a qual foi APROVADA sem retificação.

EXPEDIENTE DO DIA

Oficio nº 010/2021 de autoria da Secretaria Municipal de Saúde do Munícipio de Antonio Olinto.

ORDEM DO DIA

Segunda deliberação do Projeto de Lei 03/2020, de autoria do Poder Legislativo Municipal, de iniciativa do Vereador Gilciano Moreira, queDISPÕE SOBRE DENOMINAÇÃO DE LOGRADOURO PÚBLICO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS” o qual tem como objeto a denominação  do Centro  Municipal de Eventos,  de   “ Centro Municipal de Eventos Peterson Paulo Koslinski”. Projeto de Lei aprovado por unanimidade em segunda votação.

INDICAÇÃO 09/2021  de autoria do  Vereador GILCIANO MOREIRA, o qual solicitou ao Poder executivo, a aceitação, de um Terreno a título de Doação, para regularização, e futura construção de uma capela mortuária no Cemitério da Comunidade de Santos Andrade. Justificou estar atendendo a demanda dos moradores das localidades, pois no referido cemitério não há capela mortuária, que seria o local adequado para realização de velórios, com estrutura de acordo com as normas da vigilância sanitária. Enfatizou que, diante das circunstâncias atuais não são aconselháveis, velórios nas residências, devido à exposição ao contágio através da proximidade das pessoas. Ressaltando  para que o Poder Público realize esta Obra seguindo os trâmites Legais, frisou que o  referido  terreno deve estar devidamente documentado em nome do Município

INDICAÇÃO 10/2021  de  autoria do Vereador WILSON NAPOLEÃO GUENZE, conjunta com os Vereadores , ELISEU SCHMIDT DE OLIVEIRA, GILCIANO MOREIRA,  JOSÉ JOAREZ IUSVIAKI, RICARDO WISNIESKI ALVES, os quais solicitam  para que o Poder Executivo, através do Setor competente, viabilize a instalação de uma sala equipada, para ser usada como Centro de atendimento de exames de imagem (Ecografia). Através da referida solicitação recorre-se  ao Poder Executivo, com a intenção de que gestantes, e demais pacientes que necessitam desse tipo de procedimento, não precisem deslocar-se à outros Municípios para passar por exames.

Ressaltando que os Vereadores que acima subscrevem, comprometem-se em Angariar recursos, com Deputados, através de Emendas Parlamentares, para aquisição da aparelhagem necessária para realização dos referidos exames.

INDICAÇÃO 11/2021  de  autoria do Vereador JOSÉ JOAREZ IUSVIAKI, Para que o Poder Executivo, através do Setor de Obras, dê continuidade para concluir as calçadas em todas as ruas do Perímetro Urbano do Município. A Presente Indicação tem como objetivo recorrer ao Setor de obras para que priorize alguns pontos, onde não existem calçadas, obrigando os pedestres andarem pelas ruas, expondo-se ao risco de acidente. Justificou que há necessidade de seja feito um levantamento em todas as ruas, pois em muitas delas têm rampas de acesso para cadeirantes, mas não tem calçadas adequadas.

INDICAÇÃO 12/2021  de  autoria do Vereador JOÃO ISSACARD BORBA, o qual solicitou ao Poder Executivo, através do setor de Obras, que realize melhorias (patrolamento, e colocação de pedras em alguns locais), nas estradas secundárias nas comunidades do Lavador, Butiá, e Santos Andrade. Justificou que a referida Indicação é de extrema importância, devido ao estado precário que as estradas se encontram, principalmente nessa época em que  os agricultores mais utilizam para o escoamento de suas safras.

Ressaltou ainda,  que seria necessário um trabalho em todas as estradas, pois os problemas são os mesmos no Município todo.

INDICAÇÃO 13/2021 de autoria do Vereador  NATÁLIO ZILDO FALCÃO, o qual  solicitou para que o Poder Executivo, através do setor de Obras, realize melhorias (patrolamento, e colocação de pedras), desde a residência do Senhor Antonio Pereymebida até a estrada na comunidade do Espigão. Justificou que a  referida Indicação é de grande valia, devido ao péssimo estado que a referida estrada se encontra, necessitando urgente de manutenções.

INDICAÇÃO 14/2021 de autoria do Vereador  NATÁLIO ZILDO FALCÃO, o qual solicitou para  que o Poder Executivo, através do setor de Obras, realize melhorias (patrolamento, e colocação de pedras), próximo às residências dos Senhores Juliano Oliva, Miguel Segan, e Mario Botikoski, na comunidade do Cerro Lindo. Enfatizou que a  referida Indicação é de Extrema necessidade, principalmente nos referidos pontos que estão em péssimo estado, ressaltando que as estradas de todas as Comunidades necessitam de um trabalho de reestruturação.

INDICAÇÃO 15/2021 de autoria do Vereador  NATÁLIO ZILDO FALCÃO, para que o Poder Executivo, através do setor Competente Viabilize a ampliação da rede de água tratada, que vai somente até a residência do Senhor Jucemar Narok, na Rua Reinaldo Antonio Pelegrino, na Sede do Município. Justificou que a referida Indicação é de extrema necessidade pois além da residência acima mencionada, existem 5 (cinco) propriedades sem ligação, sendo obrigados a buscar água na residência de vizinhos.

 

 

 

 

 

 

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

INDICAÇÃO VERBAL realizada em Plenário, de autoria do Vereador MARCO ANTONIO VEIGA, o qual solicitou ao Poder Executivo Municipal, que sejam colocadas Placas Indicativas nas comunidades do interior do Município.

Justificou explanando sobre a necessidade de identificação das comunidades, visando orientação, principalmente no interior, onde é precário o sinal de internet, impossibilitando a localização através de aparelhos de GPS.

------------------------------------------------------------------------------------------------------

INDICAÇÃO VERBAL realizada em Plenário, de autoria do Vereador ELISEU SCHIMIDT DE OLIVEIRA. O qual solicitou ao Poder Executivo através do setor competente  para que haja uma cobrança da Secretaria Municipal da Saúde, para que seja estipulado um prazo para marcação dos exames dos Pacientes.

Justificou afirmando que em certos casos, pacientes aguardam até 1 (um) ano, para fazer um exame, o que certamente agravará o problema devido à espera, pois quanto antes diagnosticado, mais fácil será o tratamento.

Sugeriu que fosse estabelecido um prazo de 60 (sessenta) dias no máximo para que seja marcado qualquer tipo de exames.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

INDICAÇÃO VERBAL realizada em Plenário, de autoria do Vereador RICARDO ALVES WISNIESKI. O qual solicitou ao Poder Executivo, através do Setor de Obras, para que seja feito um trabalho de restauração na estrada Principal, em toda sua extensão, na Comunidade de Imbuial.

Justificou afirmando que devido às chuvas, a referida via necessita de reparos em vários pontos, havendo a necessidade de melhorias, para proporcionar maior segurança aos usuários.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

INDICAÇÃO VERBAL realizada em Plenário, de autoria do Vereador RICARDO ALVES WISNIESKI. O qual solicitou ao Poder Executivo, através do Setor de Obras, para que sejam abertas valetas em frente à residência do Senhor Mauro Alves, onde caíram 5 (cinco) carros em menos de 2 (dois) meses. Bem como abertura de um bueiro que está entupido, em frente à residência do senhor Sandro Gritten Pietraski, na Comunidade de Imbuial.

Justificou afirmando que em Ambos os pontos, as águas da Chuva invadem a estrada Principal, prejudicando o tráfego dos usuários da referida Via.

 

Próxima Sessão Ordinária marcada para dia 25 de janeiro de 2021 as 19 horas.